Um projeto com a ABA implica o desenvolvimento de várias fases.

Estudo prévio, licenciamento, projeto executivo e acompanhamento de obra, são salvo exceção contratual, fases às quais a empresa se vincula com o cliente aquando da assinatura do contrato de prestação de serviços.


No estudo prévio e após a aprovação do programa de necessidades, é realizado um estudo onde se desenvolve o conceito do projeto, onde são propostas áreas de ocupação e densidades construtivas, organigramas funcionais, assim como algumas idéias formais.


Na fase posterior e uma vez aprovado o estudo prévio pelo cliente, a fase de licenciamento prepara a apresentação do projeto nas autoridades reguladoras. É nesta fase que se define definitivamente a maioria do projeto, em termos de layout, composição e desenho.


A esta fase segue-se a elaboração do projeto executivo, onde são elaborados detalhes construtivos e documentos escritos que especificam cada pormenor do projeto e permitem uma boa execução da obra.


O acompanhamento de obra é fundamental para assegurar uma boa execução do projeto. Aquando da assinatura do contrato são estipuladas as condições do acompanhamento de obra, definindo a sua frequência consoante as necessidades e características específicas de cada projeto.